sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Semana- as novidades dos Mangás!



Nurarihyon no Mago Chega ao Brasil Pela JBC



A fila de espera da JBC está aumentando. Após a aquisição de RG Veda, Rurouni Kenshin e Mashima-En, a editora irá trabalhar também com Nurarihyon no Mago (Nura: Rise of the Yokai Clan em inglês).

A obra de Hiroshi Shiibashi, serializada desde 2008, teve seu fim decretado há alguns meses na revista Shonen Jump e uma pequena extensão do mangá foi publicada na Jump Square, antologia mensal da mesma editora, finalizando a história.

Com 22 volumes atualmente - pois os encadernados da série são publicados bem depois do lançamento na revista, e ainda não foram concluídos - Nurarihyon no Mago conta a história de Rikuo Nura, um humano 1/4 Youkai que se torna o chefe do clã Nura e decide montar um grupo de Youkais (criaturas sobrenaturais do folclore japonês) para ajudar ambas as raças: humanos e demônios.

A franquia também ganhou duas temporadas animadas, ambas com 26 episódios, lançadas em 2010 e 2011 respectivamente e produzidas pelo Studio Deen.

O título será lançado em formato tankobon mas ainda não tem data para ir às bancas, assim como RG Veda e Mashima-En.

Créditos: JBox.com.br





Duel Masters Ganha Mangá Shounen



Concorrente direto de Yu-Gi-Oh! em grande parte do mundo, a franquia Duel Masters já teve inúmeras séries animadas, uma inclusive por parte dos americanos e cuja exibição começou a pouco pelo canal The Hub (sob a tutela da toda-poderosa fabricante de brinquedos Hasbro), além de várias adaptações em mangá, todas focadas no público infantil.

Só que agora chegou a vez de Duel Masters ser levado para uma público mais “crescidinho” e isso se materializou na edição desta semana da antologia Shounen Sunday que trouxe a estreia de Duel Masters Rev. (de Revolution), mangá sob os cuidados da dupla Shinsuke Takahashi (na arte) e  Shido Kanzaki (no roteiro).

No Brasil a franquia é praticamente desconhecida, apesar do card game já ter sido lançado oficialmente por aqui pela Devir.

Créditos: JBox.com.






JBC Relança Samurai X Com Título Original



É chegada a hora do retorno de Kenshin às bancas brasileiras. O relançamento de Samurai X – agora lançado com o nome original, Rurouni Kenshin – acontecerá em breve. O título já se encontra em fase de produção pela JBC e assim que os japas aprovarem detalhes como a capa, estará saindo por aqui.

A nova edição do mangá será caprichada, palavras da própria editora, e virá em formato tanko, igual a edição japonesa. Informações como o papel utilizado, periodicidade e outros ainda não foram divulgadas.

Por se tratar de uma edição especial e não a edição definitiva da obra, ainda não teremos as páginas coloridas, que só foram publicadas no Japão na revista Shonen Jump e no kazenban da série.

Em 2001 Samurai X foi lançado em meio-tanko, ou seja, uma edição original equivalia a 2 brasileiras. Foi um dos primeiros títulos lançados pela editora ao lado de Sakura Card Captors. A obra por aqui rendeu 56 volumes, e neste novo formato, terá 28.

O texto da nova edição está sendo readaptado, já que na primeira vez em que foi publiccado no Brasil a tradução do título foi fortemente influenciada pela versão animada, responsável por boa parte do “boom” da franquia por aqui.

Créditos: JBox.com.br







O mangá Uta no Prince-sama Debut chega ao fim


A edição de outubro da revista Monthly Comic Sylph traz o capítulo final do mangá Uta no Prince-sama Debut.

O mangá de Utako Yukihiro começou a ser serializado em 2010, mesmo ano que saiu primeiro PSP game da franquia. Uta no Prince-sama Debut conta a história de uma garota que entra em uma escola artística, onde se torna amiga dos garotos mais populares e talentosos.

A franquia de Uta no Prince-sama possui quatro jogos publicados pela Broccoli, uma temporada de anime e um volume de mangá compilado.

Créditos: Notícias Anime 








Mangá Hanasaku Iroha com fim anunciado.


Quarta-feira passada, foi confirmado à revista Gangan Joker pelo artista Eito Chida que o capítulo final do mangá principal Hanasaku Iroha está terminado e será lançado na edição de Outubro em 22 de Setembro.
O mangá de Eito Chida começou a ser serializado em 2010 e tendo uma adaptação para anime em 2011, logo após o desenvolvimento da série outono passado, foi anunciada a adaptação para cinema programada para o final deste ano.

A história em si fala de Ohana Matsumae, uma menina de tóquio que se vê forçada a trabalhar depois da sua mãe ter fugido com o suposto namorado para evitar dívidas.

Créditos: Notícias Anime 









Dois novos mangás anunciados na Jump



Nas próximas duas semanas serão iniciados dois novos mangás na Jump. O que significa também que dois mangas serão cancelados. E esses dois serão mangás novos, que começaram ainda esse ano e já chegam ao fim por não ter agradado o público. Como já era esperado, o primeiro deles é Pajama na Kanojo, que tem seu último capítulo essa semana na revista. Parece que o pessoal não gostou muito da fantasma de pijamas (que eu acho melhor que a pegação com atrizes de Koisome Momiji). O segundo a ser encerrado será Sensei no Bulge, sobre um garoto que passou de mendigo a príncipe de uma hora pra outra e desenvolveu grandes poderes, exceto o de agradar o público japonês. O mangá terá seu fim na próxima edição da Jump, com apenas 16 capítulos.

No lugar desses dois, se iniciarão nas edições 41 e 42 da Jump, respectivamente, os mangás Retsu!!! Date-senpai e Cross Manage.

Retsu!!! Date-senpai será um mangá de comédia a respeito de Date Masamune, figura histórica do Japão.

Cross Manage será um mangá de esportes sobre Lacrosse, um esporte que lembra um pouco o hóquei, envolvendo também uma comédia romântica. O mangá será a primeira serialização do autor KAITO, que foi selecionado na Golden Future Cup ano passado com um o­neshot de mesmo nome.

Créditos: Notícias Anime United


Jéssica M.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As Tartarugas Ninja Voltam às Bancas Brasileiras!!!



Capa Tartarugas Ninja
Capa Tartarugas Ninja (clique para ampliar)
O texto que segue foi escrito por Rodrigo Guerrino no blog Wizmania, e Quadrinhosfera repercute, sem alterar em seu conteúdo. Para alegria dos inúmeros fãs As Tartarugas Ninja estão de volta!!!!!

Elas são autênticas artistas, mas moram nos esgotos, portam armas orientais e não dispensam uma fatia de pizza sequer. As Tartarugas Ninja estão de volta às bancas brasileiras após muito tempo sumidas, em uma revista só delas, lançada pela Panini!
Na primeira edição, Raphael e seu amigo Casey Jones se envolvem em uma situação curiosa ao ajudarem uma pessoa que está sendo perseguida por uma dupla criminosa. Esse é o estopim para o início de  uma série de reviravoltas e traições que podem colocar em risco a segurança das Tartarugas Ninja. O texto é de Bryan Linch e Franco Urru cuida da arte.
Esta HQ saiu originalmente nos EUA pela IDW Publishing, e é conhecida por lá como Teenage Mutant Ninja Turtles: Micro-Series.Cada edição (de um total de 4) é centrada em uma das tartarugas, sendo que as próximas trarão Donatello, Michelangelo eLeonardo.
Com periodicidade mensal, distribuição setorizada, capa em papel couché, miolo LWC e 24 páginas, Tartarugas Ninja n° 1 tem preço de R$ 4,90 e chega às bancas nas próximas semanas.

DC - Capas das edições #0

No mês de setembro a editora norte americana comemora um ano da sua reformulação. Para exaltar a data a editora publicará não a edição de número 13, mas sim a edição número #0.
 Essas HQs trarão histórias ambientadas antes à cronologia atual, mostrando origens e flashbacks dos heróis, podendo retroceder até mesmo 5 anos antes à cronologia presente. Cabe lembrar que no mês seguinte a numeração volta aos números normais.

Muitas capas já foram divulgadas a Quadrinhosfera mostra algumas abaixo, para ver todas as que já foram divulgadas veja a GALERY COMIC ART.



Novos 52 edicoes 0 f01

Novos 52 edicoes 0 f13Novos 52 edicoes 0 f09Novos 52 edicoes 0 f10Novos 52 edicoes 0 f11Novos 52 edicoes 0 f12Novos 52 edicoes 0 f08
PARA APROVEITAR A EXTENSÃO COMPLETA DAS IMAGENS CLIQUE SOBRE AS MESMAS!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mulher-Maravilha e Superman, Juntos?!


Justice League 12 preview f01
A imagem ao lado é uma das páginas da edição #12 da HQ Justice League que sai esta semana nos EUA.

“Este é o novo status deles. A relação terá impacto sísmico em todos os heróis e vilões do Universo DC" disse Geoff Johns, o diretor criativo da editora.


Na DC pós Reboot Superman é mais jovem do que na DC anterior e nunca foi casado com Lois Lane, assim é livre e desimpedido. Basta saber como isso vai ser recebido pelos fãs mais conservadores.

Talvez este enlace amoroso acabe por levar a uma nova saga DCnáutica dada a importância de tal romance.
Nos resta esperar para ver no que isso vai acabar, mas que esse relacionamento afetará o universo de heróis da DC isso é fato!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As Leituras do Pedro - 70 anos de Zé Carioca!


Mais uma vez a Quadrinhosfera traz a você querido leitor um belo texto escrito pelo crítico de quadrinhos português Pedro Cleto. Desta vez o assunto é o simpático Zé Carioca que completou 70 anos de seu surgimento na semana passada.


Boa leitura!

Zé Carioca: 70 anos de preguiça


Há 70 anos, a antestreia no Rio de Janeiro de “Saludos Amigos”, permitia descobrir um novo herói do universo Disney: um papagaio antropomórfico chamado Zé Carioca.

No filme, que estrearia no ano seguinte nos Estados Unidos, o Pato Donald, de visita por alguns países latinos, integrado no esforço dos Estados Unidos para granjear aliados para a sua participação na II Guerra Mundial, teve como cicerones Panchito, no México, Gauchinho Voador, na Argentina e José Carioca, no Brasil, que o apresentou ao samba e… à cachaça!
Segundo se sabe, foi o próprio Walt Disney que o esboçou no Copacabana Palace Hotel, durante uma visita que fez ao Rio de Janeiro, de que gostou tanto que quis deixar uma lembrança para os seus anfitriões.
Criou-o como um estereótipo dos brasileiros: alérgico ao trabalho e amante de samba e futebol (que pratica com mais presunção que arte). Mais tarde, revelar-se-ia também preguiçoso, caloteiro e capaz de desenvolver os mais estranhos esquemas para fugir a qualquer responsabilidade. Geralmente as suas histórias decorrem na Vila Xurupita, no Morro do Papagaio, onde mora, facilmente identificável como uma favela do Rio de janeiro, embora paredes meias com o bairro rico onde mora a sua namorada Rosinha.
Desenvolvido em tira diária de jornal por Paul Murry ainda em 1942, antes portanto da estreia do filme nos EUA, o Zé Carioca conheceu aí a sua namorada Rosinha e o pai dela Rocha Vaz, o seu amigo Nestor e o rival Luís Carlos, que posteriormente seria substituído por Zé Galo, em histórias centradas no Rio de Janeiro mas que o levariam também até à Amazónia.
O papagaio mais malandro da banda desenhada regressaria dois anos depois em novo filme, “The Three Caballeros”, uma vez mais destinado à América Latina, no qual o segmento brasileiro mostrava a Baía, numa combinação de animação com actores reais, entre eles Aurora Miranda, irmã da célebre Carmen Miranda.
Com participação limitada nas bandas desenhadas produzidas nos Estados Unidos, o Zé Carioca, de forma compreensível, conheceu um grande sucesso nos Brasil, onde se estreou na revista “O Globo Juvenil”, em meados da década de 1940.
Co-protagonizaria a capa do primeiro número brasileiro do Pato Donald, em 1950 – o mesmo ano em que as revistas Disney do Brasil começaram a chegar a Portugal - e passaria a ter uma revista com o seu nome em 1961. Seria nos quadradinhos brasileiros que a sua personalidade seria aprofundada e desenvolvida, sendo introduzido o gosto por pratos tipicamente locais, como a feijoada e a jaca, a praia, o samba e o futebol.
Como a certa altura não existiam histórias suficientes para alimentar a revista do Zé Carioca, um dos esquemas utilizados foi o decalque de histórias originalmente protagonizadas pelo Pato Donald ou Mickey, o que o levou muitas vezes a Patópolis, provocou mudanças constantes na sua personalidade, o fez interagir com personagens de outros universos e à criação dos seus sobrinhos Zico e Zeca (em substituição de Huguinho, Zezinho e Luisinho).
A partir de 1972, a editora Abril criaria um estúdio próprio para produção de histórias, entre as quais as do Zé Carioca, que passou a ter novos amigos, entre os quais Pedrão e Afonsinho, destacando-se Renato Canini entre os vários autores que o fizeram viver histórias tipicamente brasileiras e o dotaram de um elevado número de primos – também brasileiros - de nome e características definidas em função da zona do Brasil de onde provinham: Zé Paulista, Zé Pampeiro, Zé Queijinho, Zé Baiano, etc.
Graficamente, o Zé Carioca foi evoluindo ao longo dos anos, passando da versão original com casaco, chapéu de palha e charuto (vício que seria abolido mais tarde) para uma indumentária mais tropical e moderna com camisa estampada e boné. Os seus confrontos com a ANACOZECA (Associação Nacional dos Cobradores do Zé Carioca) e as suas aparições como Morcego Verde, um super-herói trapalhão, foram outras das temáticas exploradas nas suas aventuras.
A queda das vendas das publicações Disney, nos finais da década de 1990, levaria também ao encerramento das revistas que o papagaio protagonizava, apesar de ainda existirem histórias inéditas da personagem nos arquivos da editora. A última história original brasileira foi publicada em Dezembro de 2001 intitulada "Só com Magia", do roteirista Rafles Ramos.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 24 de Agosto de 2012)



*Artigo da autoria de Pedro Cleto, renomado crítico de quadrinhos publicado em seu blog: http://asleiturasdopedro.blogspot.com.br

domingo, 26 de agosto de 2012

Fabio Moon e Gabriel Bá em uma auto-entrevista.


Os gêmeos dos quadrinhos brasileiros responderam pelo Tumblr às perguntas que muitos de seus fãs vêm fazendo. A Quadrinhosfera reproduz abaixo a "auto-entrevista" dos irmãos.

Perguntas e Respostas
Estas perguntas vem chegando aqui desde Maio. Agora tivemos um tempinho para responder algumas.

- Folha A4 ou A3?
Eu e o Bá preferimos desenhar maior, então A3 sempre nos dá mais liberdade para diagramar e desenhar as páginas. Ajuda também na hora da arte-final, pois podemos usar traços mais grossos e expressivos.

- Qual foi a maior dificuldade que vocês tiveram para conseguir iniciar suas carreiras como autores de quadrinhos?
Acho que a maior dificuldade foi descobrir que tipo de autores de Quadrinhos nós queríamos ser e direcionar nossos esforços nessa direção. No começo, você acaba atirando para todos os lados, sem foco. É fácil acabar perdendo o entusiasmo com vários começos em direções variadas que não vão a lugar algum e te fazem recomeçar novamente do zero, então o que nos ajudou muito, mas demorou um tempo para encontrar, foi saber que tipo de histórias queríamos contar, seja só desenhando ou escrevendo, ou fazendo tudo, seja publicando aqui no Brasil ou no exterior.

- Quais são suas inspirações para desenhar e produzir as histórias das tiras “Quase Nada”?
Literalmente tudo nos inspira no “Quase Nada”. Normalmente é alguma coisa recente, uma conversa, uma pessoa, um filme, um livro, um gibi, uma música, um sentimento, algo que passou pela nossa frente na semana daquela tira em especial.

- Quais são os próximos trabalhos de vocês que vai ser publicado por aqui? Também, quando o Bá volta a trabalhar no Umbrella Academy (se tem alguma previsão)? E Casanova, alguma chance de aparecer por aqui?
Este ano, devemos lançar o livro São Luis, da série Cidades Ilustradas da editora Casa 21.
Devemos ter novidades sobre o Casanova em breve. Temos um acordo com uma editora para a publicação no Brasil, estamos esperando ela anunciar oficialmente.
O Bá conversou com o Gerard em Julho durante a Comic Con em San Diego sobre a próxima história do Umbrella Academy, agora é só esperar.

- Vocês pensam em criar um historia mais fantasiosa ?
Sim, algo na linha do nosso livro Meu Coração, Não Sei Por Quê.

- Já tiveram medo de alguma ideia? Assim,dela ser tão grande de chegar ao ponto de não saberem aonde ela poderia os levar,de vocês sequer a exporem por conta da sua dimensão?
Não, nunca tivemos esse medo. Já tivemos medo de uma ideia ser ruim e, se achamos uma ideia ruim no meio do processo de criação, a colocamos de volta na gaveta para reaproveitar depois, ou a jogamos fora.

Para aqueles que ainda não conhecem o Tumblr dos irmãos vale a pena conhecer:http://10paezinhos.tumblr.com/

sábado, 25 de agosto de 2012

Spider-Man - Edição número 700 promete grandes novidades

As festividades da comemoração dos 50 anos de um dos personagens mais queridos dos quadrinhos mundiais deve se dar na edição de número 692 da revista Amazing Spider-Man  que aconteceu nesta semana. Com este lançamento Dan Slott autor do Aranha decidiu falar também um pouco sobre a aguardada edição centenária de número 700, que vai às bancas no final do ano.
Se você é um fã de carteirinha do aracnídeo  vai querer que essa edição chegue logo. Ou talvez não!!!

Dan Slott disse:
"Eu escrevo quadrinhos faz 20 anos. Nunca fiz algo que mudou tanto um personagem em toda a minha carreira. Estou totalmente preparado, assim que a 700 sair, para buscar um enconderijo, tipo Salman Rushdie"
Para aqueles que não sabem Salman Rushdie foi um autor Britânico que foi perseguido pelas autoridades Islâmicas nos anos '80 após ter escrito, "Os Versos Satânicos"

O Autor já tinha falado sobre o assunto uma outra vez e tinha afirmado que a edição #700 causará "Ondas Sísmicas" no Universo Marvel.

Vale ressaltar também que na próxima edição o Homem-Aranha deve enfrentar O Duende Verde, o Macabro e o Doutor Octopus, este ultimo deve descobrir a identidade secreta do Cabeça de Teia.
Nos resta esperar até o fim do ano para saber o que vem por aí nas páginas do Amigão da Vizinhança.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo mangá de Puella Magi Madoka Magica para outubro

O novos volumes seguem os filmes da franquia.



O mangá de Puella Magi Madoka Magica terá três volumes novos em Outubro.
   A obra de Hanokage será lançada uma semana após o lançamento dos filmes de Madoka Magica, sendo que o primeiro volume será lançado dia 12 de Outubro, o segundo volume dia 19 de Outubro e o terceiro dia 12 de Novembro.
   Segundo a revista Time Kirara Magica, o primeiro volume será protagonizado por Mami e Kyoko, como pode-se ver na capa (imagem ao lado) divulgada pela revista.
   Foi dito também que o segundo volume do 4-komas da franquia será lançado dia 27 de Outubro, e o terceiro volume compilado sairá dia 12 de Novembro.
Créditos: Notícias Anime United


Jéssica M.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

É definitivo: Rob Liefeld está fora da DC!


O desenhista polêmico anunciou definitivamente sua saída da editora norte americana via Facebook e Twitter.

"Acabei de mandar meus agradecimentos ao pessoal da DC. Estou fora da editora oficialmente. Acredito no que eles estão fazendo, mas precisava preservar a minha sanidade." Disse ele.

O autor que foi contratado pela DC após o Reboot no ano passado estaria demasiado insatisfeito com as mudanças de ultimo momento feitos pela editora.

"Nunca pensei que, quando escrever um livro, o capítulo sobre aImage seria superado, mas esse último ano da DC conseguiu" disse Liefeld.



Liefeld sairá da DC, então, após os números zeros que sairão este ano.

Algumas mudanças importantes nas equipes criativas de algumas revistas devem ocorrer no inicio do ano que vem, inclusive na revista da Liga da Justiça.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Spawn #255 terá 2 finais


Segundo a editora norte americana a edição número 255 de Spawn dará a seus leitores a chance de escolher no final o candidato de sua preferência.

Explicando melhor: Uma HQ trás Barack Obama e a outra Mitt Romney na história e o leitor poderá escolher. Na hq, o futuro de Jim Downing, o Spawn atual - que surgiu em Spawn # 185 - será influenciado pelo novo presidente dos Estados Unidos. A aventura também terá participação do vilão Jason Wynn. 
A hq tem a trama escrita por Todd McFarlanne e os desenhos são de Szymon Kudranski.
Segue abaixo as capas das HQs, que possuem arte de Todd e são uma referência explícita à capa de Watchman #1 de Dave Gibbons.
Spawn # 225
Spawn # 225
























As HQs saem em setembro nos EUA e as eleições são apenas em novembro.

Fonte: Universo HQ

terça-feira, 21 de agosto de 2012

As Leituras do Pedro - Homem-Aranha: 50 anos

Mais uma vez a Quadrinhosfera tem o praser de trazer a seus leitores um belo artigo de autoria do crítico de HQ (BD) português, Pedro Cleto.

Homem-Aranha: 50 anos com grandes poderes

Há 50 anos, o jovem e tímido Peter Parker, após ser mordido por uma aranha radioactiva, ficou com força sobre-humana, um sexto sentido e a capacidade de escalar paredes. Rapidamente viria a descobrir que esses grandes poderes lhe traziam grandes responsabilidades…










Nada, no entanto, fazia prever o sucesso desta criação de Stan Lee e Steve Ditko (ao que se sabe hoje com uma importante mãozinha de Jack Kirby).

Na verdade, esse primeiro episódio de apenas 12 páginas, simplesmente intitulado “Spider-man!”, foi publicado no 15º número da revista “Amazing Fantasy” (de Agosto de 1962), condenada a acabar aí. O surpreendente número de vendas desse número, levou Martin Goodman, então o responsável pela Marvel Comics, que dissera a Lee que as pessoas detestavam aranhas, a promover o regresso do herói aracnídeo, em revista própria, “The Amazing Spider Man”, de Março de 1963.

Na aventura de estreia, o adolescente Peter Parker - tímido, desajeitado, esforçado e pouco popular; em resumo bem humano, segundo Lee alguém com quem os leitores se podiam identificar - órfão de pai e mãe, a viver com os seus tios May e Benjamin, veria este último a morrer às mãos de um assaltante que não quisera deter.





A sombra da tragédia que desde o início o perseguiu, viria a adensar-se no início da década de 1970, quando provocou involuntariamente a morte do Capitão Stacy, quase umpai para ele, e poucos meses depois, da sua filha Gwen, a sua primeira namorada, num tempo em que as mortes nas histórias de super-heróis ainda eram definitivas…

Depois de uma escaldante relação com a ladra Gata Negra, assumiria a sua longa relação romântica com a ruiva Mary Jane, futura modelo, com quem se casou em 1987. Com altos e baixos, o casamento durou até 2006, quando foi apagado da memória de todos (!) – juntamente com 20 anos de bandas desenhadas marcantes - na controversa saga “One more day”, na sequência de um acordo com Mefisto para salvar a vida da sua tia May, assumindo Peter, de novo, a vida de solteirão desajeitado, mais ajustada à realidade dos seus leitores…

Divulgado em Portugal durante muitos anos em edições brasileiras, o Homem-Aranha teve a sua primeira revista lusa, da Agência Portuguesa de Revistas, em 1978, e regressou já na década de 1990 com o selo da Devir, tendo a tira diária que Stan Lee e John Romita iniciaram em 1977 sido publicada no Jornal de Notícias.





Ao longo de 50 anos, Peter Parker/Homem-Aranha, um dos primeiros super-heróis fantasiados de Nova Iorque, foi estudante, fotógrafo no jornal de J.J. Jameson, o seu maior detractor, professor e cientista, enfrentou uma das mais fantásticas galerias de vilões da BD - Duende Verde, Abutre, Rhino, Kraven, Dr. Octopus, Electro, Lagarto, Homem-Areia, Venom… - foi substituído por clones, dominado por um simbionte extraterrestre, assistiu à morte e ressurreição dos seus entes queridos e também de adversários, viu a tia quase casada com o Dr. Octopus e casar mesmo com o pai de JJJ, estreou em desenhos animados em 1967, em série televisiva live-action dez anos depois e no cinema em 1973 (num filme turco não autorizado onde era vilão!), teve versões japonesa, indiana e futurista, revelou a sua identidade secreta ao mundo durante a Guerra Civil que opôs super-heróis, foi muitas vezes mal compreendido por aqueles que tentou ajudar, sentiu-se impotente nas ruínas do World Trade Center a 11 de Setembro de 2001 e chegou mesmo a salvar Barack Obama (!) do vilão Camaleão, sem nunca perder o sentido de responsabilidade nem as características bem humanas que fizeram dele um dos mais amados pelos leitores.


A revista “Amazing Spider Man” #692, deste mês, assinala os 50 anos do seu protagonista e promete fazer história. Não só por ter várias capas diferentes, mas também por introduzir Alpha, um adolescente que será em breve o parceiro de um Peter Parker mais velho.

Para além disso, este número inclui uma história desenhada pelo português Nuno Plati Alves, desenhador regular da revista “Ultimate Spider-Man”, que publica este mês o seu quarto número.

Foi Josh Fialkov, o argumentista, que já tinha trabalhado com o desenhador português, quem o escolheu devido ao seu “estilo expressivo, maravilhoso, que capta a alegria e a emoção das personagens”. Na BD de 22 páginas, sem qualquer super-vilão, Peter Parker tenta ajudar um adolescente vítima de bullying, contando-lhe como é um dos seus dias normais.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 11 de Agosto de 2012)



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Novo Visual do Coringa

Scott Snyder e Greg Capullo, os responsáveis pelo retorno do Coringa às histórias do Batman, retorno este que deve ocorrer em outubro na edição 13 do pós reboot DCnáutico, estão criando expectativa entre os leitores que anceiam pelo retorno de um dos vilões mais importantes dos quadrinhos. Contudo revelações de arte do novo visual do personagem começam a atrapalhar a estratégia.

Greg Capullo não gostou muito da prévia que a DC liberou das capas das HQs que trarão o personagem de volta à cena. A vontade de Capullo era fazer o maior mistério possível sobre o novo visual do personagem.

Como nós da Quadrinhosfera não queremos estragar a surpresa que o autor pretende fazer não publicaremos as imagens aqui nesta postagem, mas para aqueles que acham desnecessário tamanho mistério  liberaremos as imagens na GALERY COMIC ART! Mas pedimos encarecidamente que em respeito ao autor leiam seus argumentos que seguem abaixo antes de acessar às imagens!

Diz ele:

"Se eu fosse mais novo, já teria socado e quebrado paredes do meu estúdio. Mas não se preocupe, você vai ver o terror quando eu desenhar. Aí vai ser para valer", tuitou Capullo. "Se puder, não olhe. Aguarde a nossa versão."


 "Quando mais penso no vazamento das imagens, mais começo a achar que pode ter sido melhor assim. A real é que o Coringa que eu e o Scott vamos fazer pode ser demais sem essa amostra diluída antes na web. A DC, no seu direito, teve algumas preocupações com nossas imagens e nossa história. Talvez tenham vazado intencionalmente para testar a aceitação ou preparar a sua cabeça para o que está por vir."
E fechou: "Ainda não vou mostrar meus esboços. Não vou deixar este incidente estragar tudo que preparamos. Seja paciente. O terror está a caminho."

Agora, meu caro leitor, a decisão é sua, se quiser ver as imagens do Coringa pode ficar à vontade!